logo logo logo logo
Área dos Pais

Educação Infantil

A partir de 1 ano

Na Educação Infantil do COLÉGIO NAUTAS (do Mini-maternal ao Infantil II), seu filho vivenciará uma rica e organizada rotina, cuidadosamente elaborada a partir de pesquisas sobre aprendizagem no tempo certo, visando a estimulação motora, sensorial e da linguagem. A Educação Infantil aproveita essa fase, tão rica na evolução da criança, e oferece uma educação integral que não descuida em nenhum aspecto de seu desenvolvimento.

Através de brincadeiras e jogos, as crianças estabelecem as bases neuronais para as aprendizagens futuras.

Promove-se, então, uma formação completa, integral, a qual favorece um desenvolvimento da personalidade da criança e se manifesta em diversos aspectos, que unificam a ação educativa e a própria criança:

  • Desenvolvimento físico e orgânico: desenvolvimento das atitudes sensoriais e motoras as quais promovem uma maturidade e organização neurológica correta, e por sua vez, a atitude de superação pessoal e os hábitos de higiene;
  • Desenvolvimento intelectual: proporciona conhecimentos, aprendizagens básicas instrumentais e os primeiros hábitos de trabalho;
  • Educação em valores e educação da vontade: as crianças são formadas exercitando a liberdade individual através do esforço e da responsabilidade;
  • Desenvolvimento afetivo e social: a convivência com outras crianças oferece numerosas ocasiões para o desenvolvimento social. A educação escolar colabora no desenvolvimento das capacidades e competências necessárias para sua integração na sociedade

O Projeto

Baseado em estudos de aprendizagem, trabalha alguns programas específicos:

Programa Neuromotor

Trabalha-se diariamente, com a finalidade de estimular a criança através de exercícios motores programados e sequenciados, tanto a motricidade fina (dedos, mãos e coordenação entre os dois), como também a motricidade grossa (todos os demais sistemas motores do corpo humano). Incluem-se também exercícios de coordenação, equilíbrio, tonicidade, postura e equilíbrio de relaxamento.

Bits de inteligência

Os bits de inteligência proporcionam uma grande quantidade de informação rica e complexa que, apresentada à criança de forma adequada em seu momento evolutivo, é uma forma muito eficaz de estimular a atenção e a memória, além do interesse pelo aprendizado.

Audições musicais

A educação, através da música, serve de auxílio para que as crianças descubram, conheçam e compreendam aquilo relacionado com a sua realidade, e mais ainda, o que está direcionado a sua percepção e experiência como criança. A música estimula a criança a receber adequadamente as informações anteriores e que sirvam como base para aprendizagens significativas posteriores.

Linguagem

O desenvolvimento da linguagem é trabalhado, fundamentalmente, por meio de canções, poesias e contos. A aquisição da linguagem se realiza essencialmente por imersão, imitação e repetição. Os contos, as poesias e as canções infantis, assim como os jogos de linguagem, os trava-línguas e as adivinhações, desempenham um papel essencial. Com essas atividades diariamente, as crianças vão adquirindo uma articulação mais clara, maior memória e melhor compreensão oral.

O ensino da língua inglesa

O método de ensino de inglês adotado na Educação Infantil é o Magic Dragon. Foi Elaborado para integrar os diversos tópicos do conteúdo escolar à língua estrangeira.

O aluno constrói naturalmente a sua própria linguagem até atingir a fluência. A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação e de instrução e não como objeto de estudo, isso ocorre desde os primeiros contatos do aluno com o idioma. A rotina e os materiais seguem um padrão harmonioso com o ensino regular. Assim, a associação facilita o aprendizado num novo idioma. O curso foi desenvolvido para proporcionar ao aluno um desenvolvimento divertido e consistente.

Novas Tecnologias

O computador é para as crianças algo tão estimulante e atraente como qualquer outra atividade. São utilizados de forma natural e fazem dele um material do cotidiano que estimula a atenção, a coordenação e a discriminação. Como outros recursos didáticos, o computador estimula e desenvolve as capacidades físicas, afetivas, intelectuais e sociais. Com seu uso em aula, é possível inserir as crianças no mundo da tecnologia ajudando-as a adquirir conhecimentos básicos.

O ensino dos hábitos

Nas diferentes situações de aprendizagem vão se incorporando atitudes e hábitos adquiridos pela repetição das maneiras de conduta. A atuação conjunta entre a família e o colégio pode favorecer muito a aquisição de uma série de hábitos das crianças, como sua autonomia e desenvolvimento futuro.

Os passeios de aprendizagem

Passear aprendendo e aprender passeando. Essa afirmação seria uma descrição resumida desse tipo de aprendizagem, a qual consiste em realizar um pequeno percurso por algum lugar. Os passeios oferecem grandes possibilidades de aprendizagem e uma melhora na empatia entre a professora e o aluno, rompendo a barreira construída em sala de aula, num clima de alegria e tranquilidade. Essa atividade é realizada nas turmas de crianças com dois anos de idade. A organização da classe em cantos de atividades consiste em delimitar os espaços dentro de sala, determinando os lugares onde serão realizadas diferentes atividades de aprendizagem individuais e em grupos, distribuindo a mobília e os materiais de maneira adequada, para que estejam ao alcance das crianças e possam ser usados facilmente.

Aula de música

Uma vez por semana com professor especializado.

Rotina da Educação Infantil

Conheça 14 fases da rotina da educação infantil do Colégio Nautas

  • 1. Cheguei!
  • 2. Grupo Coloquial: desenvolvimento da linguagem e elaboração do pensamento.
  • 3. Lanche da Manhã: alimentação baseada em frutas e sucos com estimulação sensorial.
  • 4. Cantos: divisão de pequenos grupos para realização de atividades pedagógicas, respeitando as aprendizagens pessoais.
  • 5. Audição musical: música clássica para desenvolver o sentido auditivo e facilitar a aprendizagem de outros idiomas.
  • 6. Inglês diário com muita brincadeira e música clássica.
  • 7. Psicomotricidade: um circuito neuromotor divertido que previne futuros problemas de leitura e escrita.
  • 8. Brincadeira livre no parque.
  • 9. Almoço no refeitório educativo.
  • 10. Hora do soninho com música para acalmar em um ambiente tranquilo.
  • 11. Módulo da tarde: aula de arte e música com professores especializados e oficina de motricidade.
  • 12. Lanche da tarde.
  • 13. Brincadeira livre no parque para gastar mais um pouco de energia.
  • 14. Atividade extra curricular apropriada para cada idade
  • 15. Tchau! Até amanhã.

Conheça um pouco mais das estratégias de Educação Infantil e os benefícios para o desenvolvimento da criança:

Estratégias Ojetivo Funcionalidade Envolvida
Psicomotricidade Organizar e agilizar a passagem das informações das áreas motoras, favorecendo o desenvolvimento da fala, leitura e escrita. Motora
Audição de música clássica Captar as informações auditivas, compreender, falar e aprender idiomas. Favorecer a associação de grafemas-fonemas. Audição
Bits de inteligência Captar a informação, preparando sistema visual para a leitura e aumentando o vocabulário, atenção e memória. Visão
Bits de linguagem Compreender, expressar-se com clareza e adquirir o nível de vocabulário apropriado. Linguagem
Atividades de canto da área artística Integrar a informação sensorial dos diferentes sentidos, favorecendo o processo de compreensão das representações mentais Tato
Psicomotricidade

Funcionalidade envolvida: Motora
Objetivo: Organizar e agilizar a passagem das informações das áreas motoras, favorecendo o desenvolvimento da fala, leitura e escrita.

Audição de música clássica

Funcionalidade envolvida: Audição
Objetivo: Captar as informações auditivas, compreender, falar e aprender idiomas. Favorecer a associação de grafemas-fonemas.

Bits de inteligência

Funcionalidade envolvida: Visão
Objetivo: Captar a informação, preparando sistema visual para a leitura e aumentando o vocabulário, atenção e memória.

Bits de linguagem

Funcionalidade envolvida: Linguagem
Objetivo: Compreender, expressar-se com clareza e adquirir o nível de vocabulário apropriado.

Atividades de canto da área artística

Funcionalidade envolvida: Tato
Objetivo: Integrar a informação sensorial dos diferentes sentidos, favorecendo o processo de compreensão das representações mentais.